O blog do nosso jornal.

Olá! Se clicares na imagem da barra lateral direita podes ler algumas informações sobre o 25 de Abril... Vê se gostas!
18
Abr 09

Para começar em grande tenho o enorme prazer de anunciar que este post é dedicado à Andreia, a piquerrucha da nossa turma que tem sempre uma palavra a dar quando estamos com algum problema. Foi por ela vir de Peniche que resolvi escolher este sítio e um dos seus monumentos.

 

Peniche

 

Actualmente, Peniche é uma cidade portuguesa do distrito de Leiria, que em 2001 atingia cerca de 15 600 habitantes.

 

No início este sítiozinho era pequenino, mas cresceu e em 1609 foi elevado a vila e no dia 1 de Fevereiro de 1988 foi elevado a cidade.

 

Já viram a quantidade de tempo que foi precisa para que Peniche passasse de vila para cidade? É incrível, não é?!

 

O concelho de Peniche possui uma longa e rica História, tendo sido sucessivamente ocupado por populações que fizeram da pesca e da agricultura as suas principais actividades económicas. 

 

Assim sendo, o Porto de Peniche tornou-se um dos principais portos de pesca portugueses. Encontra-se situado na costa sul da península de Peniche.

 

Peniche tem ainda um vasto património histórico/cultural, que há cerca de 2 anos lhe valeu uma visita de estudo nossa no 1º Ciclo.

 

Curiosidade: sabiam que Peniche assenta sobre um tombolo (pequeníssima península) com cerca de 10 km de perímetro, constituindo o seu extremo ocidental o Cabo Carvoeiro? A costa é formada por imponentes rochedos e por magníficas praias de banhos, de grande extensão. Em frente a Peniche, à vista sobre o Atlântico, fica o Arquipélago das Berlengas.

 

Forte de Peniche

 

Em 1557, durante o reinado de D. João III, este mandou edificar o chamado castelo da vila, estrutura abaluartada que foi acabada de construir em 1570, já por altura do reinado de D. Sebastião.

 

Durante as Invasões Francesas, a fortaleza foi ocupada pelas tropas inimigas, que reforçaram as defesas do forte.

 

Após isso a fortaleza foi ainda arranjada pelas tropas de William Beresford e ainda por altura da ocupação pelas tropas de D. Miguel. O forte teve, no entanto, uma fraca actuação aquando da Guerra Civil de 1832-1834.

 

Em 1836, o forte viveu dois eventos funestos: o incêndio que destruiu completamente o chamado Palácio do Governador (que não voltaria a ser recuperado) e a explosão da pólvora armazenada em um dos paióis.

 

Neste século, diante da progressiva perda da sua função defensiva, as suas instalações passaram a ser utilizadas como prisão (época das Invasões Napoleónicas) e posteriormente, como prisão política (época das Guerras Liberais, quer para liberais, quer para absolutistas).

 

Já no século XX, a fortaleza serviu de prisão política do Estado Novo entre 1934 e 1974, aquando da Revolução do 25 de Abril.

 

A 3 de Janeiro de 1960 (ainda como prisão política) foi palco da espectacular "fuga de Peniche", protagonizada por Álvaro Cunhal, Joaquim Gomes, Carlos Costa, Jaime Serra, Francisco Miguel, José Carlos, Guilherme Carvalho, Pedro Soares, Rogério de Carvalho e Francisco Martins Rodrigues.

 

Desde 1984, o Forte de Peniche é o Museu Municipal de Peniche, onde se podem observar peças consagradas à pesca e à construção naval.

 

Fontes:

 

Wikipédia - Praça Forte de Peniche

Wikipédia - Peniche

Peniche - A Fortaleza de Peniche

 

Então, gostaram do sítio e do monumento escolhido?

 

Para a próxima aceitam-se sugestões!

 

por: Madalena

Publicado pelo 6ºA às 19:55
Sentimo-nos: Presenteiros para a nº 2!

Comentário:
Olá, Madalena. Não há sitio melhor que Peniche!
Foi a melhor escolha que fizeste para o blog, uma vez na vida concordo contigo!!!
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Olá, Madalena. Não há sitio melhor que Peniche! <BR>Foi a melhor escolha que fizeste para o blog, uma vez na vida concordo contigo!!! <BR><BR class=incorrect <a name="incorrect">P.S-Obrigado</A> por-me teres dedicado a mim!!!!
andreia a 17 de Maio de 2009 às 18:25

Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16

19
20
21
22
23

27
28
29
30


Relógio
Dicionário
Testa os teus conhecimentos
Em que ano se deu a Revolução dos Cravos?




Ver Respostas
Pesquisar
 
Visitas
Inquérito
Quem é o teu herói?




Ver Resultados
comentários recentes
Localiza se em africa
google e uma das paginas que nos ajuda a investiga...
Olá 6º AGostei de ver que o novo ano não vos tirou...
blogs SAPO